LUIZ
VERGANIN E A VIA SACRA CRÍTICA
Luiz Carlos de Souza,
conhecido como Luiz Veganin, devido ao medicamento que ingeria para combater
dores advindas dos desdobramentos da hanseníase, viveu na Colônia Santa Izabel
na segunda metade do século XX. Natural de Aimorés chegou a Santa Izabel em
1970, logo após iniciar uma sonhada carreira militar, que precisou interromper,
para seu profundo desgosto.
Na Colônia, desenvolveu
diversas atividades no campo dos trabalhos manuais e das artes visuais, além de
trabalhar na enfermagem. Por gostar de ficar sozinho e ter contato com a
natureza, viveu, por mais de dez anos, no galpão de uma antiga lavanderia
desativada, próximo ao Pavilhão de Crianças, que se tornou sua casa e ateliê;
ali produziu muitas obras que foram vendidas em feiras e galerias, além de
doadas aos amigos de Santa Izabel. Nelas, Veganin sempre ocultava sua
identidade, pois temia que a sua arte fosse associada à sua vida com
hanseníase. Resistia contra o epíteto de “artista leproso”, que coube, por
exemplo, ao Aleijadinho, e que tentavam impingir também a Veganin.
Tendo completado apenas
o nível elementar da escolarização, Veganin era, no entanto, estudioso e culto,
e gostava de conviver com espíritos cultivados. Estabeleceu fortes relações com
os freis que atuavam em Santa Izabel entre os anos 70 a 90, com destaque para
Edgard Groot, Diogo Reesink e Francisco Van Der Poel. Assim, foi ventilada
durante anos a ideia da produção de uma Via Sacra original para a Matriz de Santa
Izabel. No final dos anos 80, a ideia foi posta em prática, a partir de uma
campanha fomentada por Frei Diogo em um colégio de sua terra natal, a
Bernardinus College, de Heerlen, Holanda.
Durante cinco anos, de
1987 a 1992, Veganin dedicou-se à produção da obra, um processo conflituoso
para ele, dado que a concepção e a execução da obra parecem ter sido
simultâneas, em meio a muitos estudos e alterações na trajetória. Nesse
período, ele precisou se aprofundar na cultura católica, na qual não fora
criado, pois consta que sua família o criou na Igreja Presbiteriana e ele
depois se tornou um Kardecista ativo.
A base conceitual de
seu trabalho na Via Sacra foi a Carta de Puebla, documento que trazia os
encaminhamentos da III Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano
realizada em Puebla, México, em 1979. Esta expressava a opção preferencial
pelos pobres e abordava as “mazelas” da América Latina, como a pobreza e a
marginalização dos indígenas e dos afrodescendentes. Denunciava também o
capitalismo e o controle dos meios de comunicação pelas classes dominantes. As
telas da Via Sacra de Luiz Veganin expressam esse programa crítico e político,
e ele também agregou a elas suas aprendizagens sobre a história das culturas
religiosas e seus elementos simbólicos.
Do ponto de vista da
estética e do estilo, Veganin não chegou a fazer uma escolha rigorosa diante
das tradições artísticas disponíveis. Como autodidata que era seu ponto forte
foi técnica. Sua obra, porém, contem elementos de diversos estilos, como o surrealismo,
a pop art e fortes elementos os de arte engajada.
A Via Sacra foi, sem
dúvida, a obra-prima de Veganin. Ela, porém, causou repercussões diversas
dentro e fora da comunidade católica de Santa Izabel e expos a identidade de
Veganin que se mudou para a Colônia de Santa Fé, em Três Corações, onde
continuou sua obra, até seu falecimento, em 1997, de complicações da
hanseníase.
Veganin
deixou um legado extenso em acervos particulares e no próprio acervo da Matriz
de Santa Izabel, que também detém varias esculturas de sua lavra. Sua
obra-prima está indicada para tombamento municipal, pelo Conselho Deliberativo
do Patrimônio Cultural de Betim.
ATIVIDADE
1.
Por que Luiz Carlos de Souza ficou
conhecido como Veganin?
2.
Qual o sonho de Veganin que foi
interrompido causando enorme desgosto?
3.
Veganin é natural de onde?
4.
Porque Veganin precisou vir pra Colônia
Santa Izabel?
5.
Além de trabalhar na enfermagem quais
ouros ofícios Veganin desenvolveu na Colônia?
6.
O que levou Veganin a ocultar sua
identidade nas obras produzidas por ele?
7.
Com quem Veganin estabeleceu fortes
relações em Santa Izabel?
8.
Mesmo sendo criado em outra religião
Veganin aprofunda na cultura católica para atender a um pedido do Frei Diogo.
Qual foi o pedido?
9.
O que expressam as telas da Via Sacra de
Luiz Veganin?
10.
Sua obra contem elementos de diversos
estilos, quais são?
11.
Após ter sua identidade revelada Veganin
se mudou pra onde?
12.
Veganin falece em ano?
13.
Qual a causa do falecimento de Veganin?
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