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quinta-feira, 15 de maio de 2014

CORES E FORMAS DE CITROLÂNDIA ENCANTAM O MUNDO

LUIZ VERGANIN E A VIA SACRA CRÍTICA
Luiz Carlos de Souza, conhecido como Luiz Veganin, devido ao medicamento que ingeria para combater dores advindas dos desdobramentos da hanseníase, viveu na Colônia Santa Izabel na segunda metade do século XX. Natural de Aimorés chegou a Santa Izabel em 1970, logo após iniciar uma sonhada carreira militar, que precisou interromper, para seu profundo desgosto.
Na Colônia, desenvolveu diversas atividades no campo dos trabalhos manuais e das artes visuais, além de trabalhar na enfermagem. Por gostar de ficar sozinho e ter contato com a natureza, viveu, por mais de dez anos, no galpão de uma antiga lavanderia desativada, próximo ao Pavilhão de Crianças, que se tornou sua casa e ateliê; ali produziu muitas obras que foram vendidas em feiras e galerias, além de doadas aos amigos de Santa Izabel. Nelas, Veganin sempre ocultava sua identidade, pois temia que a sua arte fosse associada à sua vida com hanseníase. Resistia contra o epíteto de “artista leproso”, que coube, por exemplo, ao Aleijadinho, e que tentavam impingir também a Veganin.
Tendo completado apenas o nível elementar da escolarização, Veganin era, no entanto, estudioso e culto, e gostava de conviver com espíritos cultivados. Estabeleceu fortes relações com os freis que atuavam em Santa Izabel entre os anos 70 a 90, com destaque para Edgard Groot, Diogo Reesink e Francisco Van Der Poel. Assim, foi ventilada durante anos a ideia da produção de uma Via Sacra original para a Matriz de Santa Izabel. No final dos anos 80, a ideia foi posta em prática, a partir de uma campanha fomentada por Frei Diogo em um colégio de sua terra natal, a Bernardinus College, de Heerlen, Holanda.
Durante cinco anos, de 1987 a 1992, Veganin dedicou-se à produção da obra, um processo conflituoso para ele, dado que a concepção e a execução da obra parecem ter sido simultâneas, em meio a muitos estudos e alterações na trajetória. Nesse período, ele precisou se aprofundar na cultura católica, na qual não fora criado, pois consta que sua família o criou na Igreja Presbiteriana e ele depois se tornou um Kardecista ativo.
A base conceitual de seu trabalho na Via Sacra foi a Carta de Puebla, documento que trazia os encaminhamentos da III Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano realizada em Puebla, México, em 1979. Esta expressava a opção preferencial pelos pobres e abordava as “mazelas” da América Latina, como a pobreza e a marginalização dos indígenas e dos afrodescendentes. Denunciava também o capitalismo e o controle dos meios de comunicação pelas classes dominantes. As telas da Via Sacra de Luiz Veganin expressam esse programa crítico e político, e ele também agregou a elas suas aprendizagens sobre a história das culturas religiosas e seus elementos simbólicos.
Do ponto de vista da estética e do estilo, Veganin não chegou a fazer uma escolha rigorosa diante das tradições artísticas disponíveis. Como autodidata que era seu ponto forte foi técnica. Sua obra, porém, contem elementos de diversos estilos, como o surrealismo, a pop art e fortes elementos os de arte engajada.
A Via Sacra foi, sem dúvida, a obra-prima de Veganin. Ela, porém, causou repercussões diversas dentro e fora da comunidade católica de Santa Izabel e expos a identidade de Veganin que se mudou para a Colônia de Santa Fé, em Três Corações, onde continuou sua obra, até seu falecimento, em 1997, de complicações da hanseníase.
Veganin deixou um legado extenso em acervos particulares e no próprio acervo da Matriz de Santa Izabel, que também detém varias esculturas de sua lavra. Sua obra-prima está indicada para tombamento municipal, pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Betim.
ATIVIDADE
1.      Por que Luiz Carlos de Souza ficou conhecido como Veganin?
2.      Qual o sonho de Veganin que foi interrompido causando enorme desgosto?
3.      Veganin é natural de onde?
4.      Porque Veganin precisou vir pra Colônia Santa Izabel?
5.      Além de trabalhar na enfermagem quais ouros ofícios Veganin desenvolveu na Colônia?
6.      O que levou Veganin a ocultar sua identidade nas obras produzidas por ele?
7.      Com quem Veganin estabeleceu fortes relações em Santa Izabel?
8.      Mesmo sendo criado em outra religião Veganin aprofunda na cultura católica para atender a um pedido do Frei Diogo. Qual foi o pedido?
9.      O que expressam as telas da Via Sacra de Luiz Veganin?
10.  Sua obra contem elementos de diversos estilos, quais são?
11.  Após ter sua identidade revelada Veganin se mudou pra onde?
12.  Veganin falece em ano?

13.  Qual a causa do falecimento de Veganin?

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