Ela representa os usos e costumes das
tribos africanas. O objeto de arte é funcional, desenvolvido para ser
utilizado, ligado ao culto dos antepassados, profundamente voltado ao espirito
religioso, característica marcante dos povos africano. É uma arte extremamente
representativa, chama atenção pela sua forma e estética e os simples objetos de
uso diário, como ornamentos e tecidos, expressam muita sensibilidade. Nas pinturas,
assim como nas esculturas, a presença da figura humana identifica a preocupação
com os valores étnicos, morais e religiosos. A escultura foi uma forma de arte
muito utilizada pelos artistas africanos usando-se o ouro, bronze e marfim como
matéria prima. Representando um disfarce para a incorporação dos espíritos e a
possibilidade de adquirir forças mágicas, as máscaras tem um significado
místico e importante na arte africana sendo usadas nos rituais e funerais. As
máscaras são confeccionadas em barro, marfim, metais, mas o material mais
utilizado é a madeira. Para estabelecer a purificação e a ligação com a
entidade sagrada, são modeladas em segredo na selva. Visitando os museus da
Europa Ocidental é possível conhecer o maior acervo da arte antiga africana no
mundo.
AS FORMAS DA ARTE AFRICANA
A pintura é empregada na decoração das paredes dos palácios reais,
celeiros, das choupas sagradas. Seus motivos, muito variados, vão desde formas
essencialmente geométricas até a reprodução de cenas de caça e guerra. Serve também para o acabamento das
máscaras e para os adornos corporais. A mais importante manifestação da arte
africana é, porém, a escultura. a madeira é um dos materiais preferidos. Ao
trabalha-la, o escultor associa outras técnicas (cestaria, pintura, colagem de
tecido).
MÁSCARAS
As "máscaras" são as formas mais conhecidas da plástica africana. Constituem síntese de elementos simbólicos mais variados se convertendo em expressões de vontade criadora do africano, foram objetos que mais impressionaram os povos europeus desde as primeiras exposições em museus do Velho Mundo, através de milhares de peças saqueadas do patrimônio cultural da África, embora sem reconhecimento de seu significado simbólico.
A máscara transforma o corpo do bailarino
que conserva sua individualidade e, servindo-se dele como se fosse um suporte
vivo e animado, encarna a outro ser gênio, animal mítico que é representando
assim momentaneamente. Uma máscara é um ser que protege quem a carrega. Está
destinada a captar a força vital que escapa de um ser humano ou de um animal,
no momento da morte. A energia captada na máscara é controlada e posteriormente
redistribuída em benefício da coletividade.
Na dança africana, cada parte do corpo
movimenta-se com um ritmo diferente. O s pés seguem a base musical,
acompanhados pelos braços que equilibram o balanço dos pés. O corpo pode ser
comparado a uma orquestra que, tocando vários instrumentos, harmoniza-os numa
única sinfonia. No momento que a sacerdotisa dança para Oxum, ela está criando
a água doce não só através do movimento, mas através de todo o aparelho
sensorial. A memória é o aspecto ontológico da estética africana. É a memória
da tradição, da ancestralidade e do antigo equilíbrio da natureza, da época na
qual não existiam diferenças, nem separação entre o mundo dos seres humanos e
os dos deuses.
PINTURA
O melhor exemplo desse tipo de prática
pode ser dado pelas pedras decoradas do Sahara, pintadas durante interrompidos
períodos de tempo.
Essas pinturas eram realizadas por nômades pastores que por ali passavam e, muito provavelmente, faziam parte de seus ritos de iniciação para a vida adulta, tema frequente da arte primitiva.
Essas pinturas eram realizadas por nômades pastores que por ali passavam e, muito provavelmente, faziam parte de seus ritos de iniciação para a vida adulta, tema frequente da arte primitiva.
ESCULTURA E ARQUITETURA
Entretanto, têm sido de povos agricultores os mais conhecidos exemplos
da arte africanas, como esculturas, a princípio colecionadas por arqueólogos e
etnografistas do Século 19.
A arquitetura também pôde desenvolver-se nessas áreas. Entre os povos
migratórios, a escultura só pode ser realizada em pequena escala.
Os Ife, cuja cultura floresceu entre o ano
1000 e 1500 da Era Cristã, na região da Nigéria, eram conhecidos pelo seu
estilo de esculturas em bronze mais naturalistas (principalmente nas
representações da cabeça, uma vez que o restante do corpo não possuía
aproximação com as proporções reais).
São bastante variados os tipos de trabalhos encontrados desse povo, sobretudo pela enorme quantidade de artistas que os realizavam.
São bastante variados os tipos de trabalhos encontrados desse povo, sobretudo pela enorme quantidade de artistas que os realizavam.
MÚSICA
A música popular da África, como a música
tradicional africana, é vasta e variada. A maioria dos gêneros contemporâneos
de música popular africana baseada na polinização cruzada com a música popular
ocidental. Muitos gêneros da musica popular como blues, jazz, salsa e rumba
derivam em diversos graus das musicais tradicionais da África, levadas para as
Américas por escravos africanos.
Embora não haja distintamente música
pan-africana, não são comuns formas de expressões musicais, especialmente no
interior das regiões.
INFLUÊNCIA
AFRICANA
No dia
28 de outubro de 1846, o Presidente da República Joaquim Suáres, aboliu a
escravidão no Uruguai num processo que começou em 1825. Com a abolição da
escravatura, os rituais de dança e africanas foram descritas em alguns
documentos em Montevideo e no campo, que ficaram conhecidos como Tangós.
O tango
se desenvolveu simultaneamente em Montevideo e em Buenos Aires. Tradicionalmente
considera-se uma criação de imigrantes italianos e espanhóis, os conhecedores
opinam que a dança e a música africana influenciaram profundamente a música e
os movimentos da dança que se associam com o tango.
Chegada ao Brasil: A arte africana chegou ao Brasil através dos
escravos, que foram trazidos para cá pelos portugueses durante os períodos
colonial e imperial. Em muitos casos, os elementos artísticos africanos
fundiram-se com os indígenas e portugueses, para gerar novos componentes
artísticos de uma magnifica arte afro-brasileira.
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